MEST é uma empresa especializada na área de Segurança e Medicina do Trabalho que tem por objetivo auxiliar na implantação e implementação dos principais documentos relacionados: LTCAT / PPRA/ PCMSO / EXAME MÉDICO OCUPACIONAL PCA / CIPA / BRIGADA DE INCÊNDIO e principalmente cuidar da saúde do trabalhador.

1. PCMS0

 

Norma Regulamentadora (NR07) - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): É um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho, no Brasil, visando proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores.Tem como objetivo a promoção e a preservação da saúde do conjunto dos trabalhadores, possibilitando a prevenção, rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados com o trabalho.

Mediante exame médico ocupacional, o profissional médico identifica aptidão ou não do(a) trabalhador(a) para exercer determinada função, identificando suas potencialidades laborativas, fator primordial na adequada alocação e inclusão deste(a) trabalhador(a) com deficiência na em presa. Essa ação é primordial para garantir que a pessoa com deficiência assuma uma função que corresponda às suas habilidades, à sua capacidade de trabalho e a seu interesse, atuando como agente produtivo na sociedade.

O PCMSO deve incluir, dentre outros, a realização obrigatória dos exames médicos admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional, que inclui avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e mental, além de exames complementares, para avaliar o funcionamento de órgãos e sistemas orgânicos, realizados de acordo com os termos específicos da NR 07 e seus anexos.

O exame médico admissional deverá ser realizado antes que o trabalhador as suma suas atividades. Para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, o exame médico deverá ser repetido a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou quando notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociação coletiva de trabalho.

Após o exame, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional, com a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador irá exercer (admissão), exerce (periódico) ou exerceu (demissional).

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego.

Solicite este serviço: (38) 3222-2080

 

Voltar